Praias

A estrada que leva a Arraial do Cabo prepara os turistas para os maravilhosos cenários que estão por vir. A primeira visão que se tem da cidade é capaz de provocar um acidente de trânsito. Difícil não desviar o olhar para a Prainha, que à esquerda da estrada colore a entrada de Arraial com tons que variam entre o verde e azul. A cor do mar é tão impressionante que dá vontade de ficar por ali mesmo. Não se deixe levar pela primeira impressão. Arraial do Cabo consegue ser ainda mais linda que o cenário de boas-vindas. 

Com apenas 160 km² de área, Arraial do Cabo é ideal para quem não deseja grandes deslocamentos. As praias são muito próximas e, com um pouco de disposição, é possível percorrer quase todas elas a pé. E essa é a maior vantagem de Arraial. Não há custos para ser feliz nas praias da cidade. Você não precisará percorrer trilhas perigosas, fazer passeios caríssimos ou alugar lanchas para visitar os pequenos paraísos de Arraial. Até mesmo a Praia do Farol, exceção na facilidade de acesso, não demandará um grande investimento. É destino para quem busca facilidade, mas sem abrir mão do clima de paraíso (muitas vezes, quase deserto). 

Praia do Farol

Grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos e, sem exageros, de todo o Brasil. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A fama se espalhou e hoje a Praia do Farol é um dos passeios imperdíveis em Arraial do Cabo. 

A Praia do Farol é quase mítica. Por ser área de proteção da Marinha do Brasil, a praia tem acesso limitado. Para ir até lá, é preciso pegar um dos passeios autorizados e apenas 250 visitantes podem permanecer na Praia a cada 45 minutos. Ou seja, nada de curtir um dia inteiro nas areias branquinhas da Praia do Farol. Mesmo com tempo bastante restrito, vale fazer o passeio. A cor da água e transparência são impressionantes! Com sorte, você poderá ainda ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas passando pela região. Um deleite para os visitantes.

Praia do Pontal

Continuação da faixa de areia da Praia do Forte, Dunas e Foguete (as três em Cabo Frio), a Praia do Pontal é a primeira de Arraial do Cabo. Ela está bem escondida e quem chega à cidade pela estrada não consegue enxergá-la. Exatamente por isso, a Praia do Pontal costuma ser bastante tranquila e com pouco movimento, mesmo em dias quentes de verão.

A praia tem uma faixa de areia a perder de vista. E ela é branca e fina, uma delícia para quem não gosta de areia escura. O mar é bem azul, muito limpo e mais gelado que as praias de mar fechado de Arraial. Por isso, prepare-se ao entrar na água. Um tempinho se aquecendo no sol será suficiente para tomar coragem e dar um mergulho refrescante neste paraíso quase exclusivo. 

Praia Grande

As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada da Praia Grande em belas manobras. A longa faixa de areia branca só tem fim 40 km depois, já no município de Saquarema. Porém, é ali, bem no comecinho, que a Praia Grande oferece um dos points mais agitados e jovens de Arraial do Cabo. Entre praticantes de vôlei, slackline, futebol de praia e outros esportes, você poderá curtir uma praia divertida e sempre animada. 

A Praia Grande realmente chama a atenção pela faixa de areia que, além de extensa, é bastante larga. Difícil conseguir lotar essa praia!  Ela oferece tanto um trecho com grande infraestrutura quanto outro totalmente deserto. Bom para todos os gostos! 

Gruta Azul

A Gruta Azul faz parte do passeio de barco que leva à Praia do Farol. A formação rochosa é apenas uma das muitas belezas naturais no percurso que passa pela Ilha de Cabo Frio. Todo o trajeto em mar aberto é belíssimo, com tons de água impressionantes. A Gruta Azul é apenas um dos lindos momentos, que contam ainda com as ondas que quebram ferozmente contra as rochas. 

Apesar do nome, a gruta só pode realmente ser vista em tons de azul em períodos muito específicos do ano, quando no nascer do sol a luz invade a gruta e o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra. Quem faz o passeio de barco nunca vê, de fato, o fenômeno. No percurso até a Gruta Azul, também é possível ver a fenda na rocha onde está a imagem de Nossa Senhora e o buraco que teria sido formado pela queda de um meteorito. 

Ao realizar o trajeto até a Gruta Azul, mantenha sempre os olhos abertos. Não é raro os turistas avistarem golfinhos. Com muita sorte, há a possibilidade até de ver algumas orcas. 

Praia Brava

Esta é uma das praias mais difíceis de ser visitada em Arraial do Cabo. O acesso é limitado a apenas uma trilha e o grau de dificuldade é alto. O ideal para descer até a faixa de areia da Praia Brava é que o tempo esteja estável e sem chuva, especialmente porque o risco de acidentes na descida é grande. A trilha tem início no topo do Pontal do Atalaia e não é aconselhável percorrê-la em dias de mau tempo. Alguns degraus foram construídos para facilitar o acesso. A depender da época do ano e do horário no dia, a maré encobre a faixa de areia da praia — que tem apenas 200 metros de extensão — e ela chega a desaparecer. 

Apesar do complicado acesso à praia, apreciá-la do alto é bem fácil. Aproveite a ida às Prainhas ou o pôr do sol no Pontal do Atalaia para espiar a Praia Brava. Ela está entre as prediletas de surfistas da região, é muito bem preservada e quase sempre vazia. Ótima para quem quer fugir de qualquer sinal de civilização. O pôr do sol por lá é um dos mais belos da cidade.

Vale dizer que não há quiosques ou qualquer vendedor ambulante na Praia Brava. Será necessário levar tudo o que for importante para passar o dia.

Praia dos Anjos

O visual da Praia dos Anjos atrai pelo bucólico conjunto de barcos, onde durante todo o dia pescadores voltam do mar carregados de peixes para o mercado. A praia, apesar de não ser a mais indicada para banho, certamente está entre as mais importantes e movimentadas da região.

Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região. Ali foi erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a primeira missa fechada do Brasil. A igreja permanece no local até hoje e divide espaço com um grande número de turistas que seguem para os passeios de barco, para a trilha do Forno e para os bares e restaurantes locais. 

Prainha

O mar com cor de Caribe da Prainha dá boas-vindas aos viajantes que chegam na estrada. Difícil não desviar o olhar do volante para curtir o maravilhoso visual da primeira praia a ser vista pelos turistas que visitam Arraial do Cabo. 

A pequena enseada, localizada entre os morros do Mirante e do Forno, oferece mar colorido e calmo, areia fina e muito agito! Por ser excelente para banho e ter o acesso muito fácil, a Prainha atrai um grande número de frequentadores, especialmente nos finais de semana. 

O canto direito da praia (de quem olha para o mar) é sempre mais movimentado. Por lá, existem vários restaurantes, uma feirinha de roupas, quiosques com muitas opções de petisco, cadeira e guarda-sol para aluguel, além de caiaques e pranchas de stand up paddle. Por oferecer mais infraestrutura, o espaço também atrai mais gente. Nessa ponta da praia, há também uma pequena trilha que leva à Praia da Graçainha. Com apenas 15 m de extensão, ela recebe todas as manhãs pescadores que recolhem as redes e acabam oferecendo um belo espetáculo aos turistas.  

Prainha do Pontal do Atalaia

A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso. Do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco. Difícil não ficar hipnotizado pela vista no topo da escada, de onde se vê a areia branca, o mar colorido e o verde ainda preservado na vizinha Ilha do Farol. A descida é íngreme e são muitos degraus. Nada que uma paradinha para as fotos não ajude.

É importante não confundir as Prainhas do Pontal do Atalaia com a Prainha (quase na entrada da cidade) e com a Praia do Pontal (mesma faixa de areia da Praia do Forte, em Cabo Frio). As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e têm esse nome por serem compostas de duas praias. Quando a maré está está baixa, elas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia. 

Para maiores informações sobre o Passeio Privativo entre em contato.

  • O Passeio Arraial do Cabo e realizado com Guia de Turismo Certificado e Experiente.

* Nossos guias falam Português, Espanhol e Inglês, caso precise de outro idioma, favor comunicar no momento da reserva.

  • A Passeio Rio é uma Agência de Turismo registrada e especializada em Turismo Receptivo no Estado do Rio de Janeiro. Contamos com frota própria de veículos, uma equipe qualificada e credenciada.

* Não coloque seu passeio em risco, contrate uma agência registrada.

Exija o cadastro do Ministério do Turismo.

  • CNPJ: 0000000
  • Cadastur: 10000000

Faça já sua reserva