Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma cidade costeira, possuindo uma altitude média de apenas oito metros. Wikipédia
Área: 152.305 km²
Tempo: 28 °C, vento NE a 23 km/h, umidade de 69%
População: 28.866 (2010)
Hora local: quarta-feira, 13:47
Fundação: 13 de maio de 1985 (35 anos)

Primeiros povos

Há cerca de um milhão de anos os ventos, as correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas – atualmente conhecidas como morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia –, incorporando-as ao continente e formando, assim, o cabo onde se situa a cidade de Arraial do cabo.

Os primeiros habitantes eram nômades e chegaram à região há cerca de cinco mil anos. Viviam em pequenos grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.

Os tamoios eram, na época da chegada dos portugueses, os habitantes mais comuns da região, embora existissem, também, tribos de outras vertentes tupinambás. Essas tribos consumiam, basicamente, peixes e crustáceos, e complementavam a dieta com o consumo da “mandioca” e com os animais da caça. A produção de cerâmica se destacava nessas tribos, que também marcaram participação nos conflitos que viriam a ocorrer entre portugueses e corsários, principalmente franceses.

 fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia. Segure o voltante, evite a batida ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás.

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling. 

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade, antes, era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.

Descubra o Parque Estadual da Costa do Sol, a região tem natureza preservada e, em muitos pontos, quase intocada. Desbrave as areias de Arraial do Cabo e seja-bem vindo a este paraíso. Veja mais sobre as praias de Arraial do Cabo, dicas de mergulho, restaurantes, o que fazer, as melhores pousadas de Arraial do Cabo, como chegar e muito mais. Não deixe de fazer o passeio de barco até a Praia do Farol e de curtir um dos mais belos espetáculos locais, o pôr do sol do Pontal do Atalaia. Acredite, depois de dias de sol em Arraial, vai ser difícil querer ir embora.

Reabertura do Turismo – Quarentena do Coronavírus

  • Arraial do Cabo já está reaberto para o turismo, mas com algumas barreiras sanitárias. Essas barreiras foram intensificadas em dezembro de 2020, em virtude do aumento de casos de COVID-19.
  • Os hotéis, pousadas e hostels podem funcionar com a capacidade reduzida em 70% dos leitos, segundo a Cartilha Arraial Limpo e Seguro. Quartos compartilhados não são permitidos.
  • O estabelecimento enviará um voucher ao turista. Esse voucher da reserva é necessário para entrar e circular na cidade.
  • A entrada de ônibus ou passeios bate-volta ainda não é permitida. A entrada de vans está permitida com limite de 16 pessoas e contratação de guia turístico do local.
  • As praias foram liberadas de forma gradativa. No mês de agosto, as praias do Forno e Pontal do Atalaia foram liberadas de forma restrita. O acesso é somente através de táxi ou barco-táxi (que saem da Praia dos Anjos, R$ 15,00 para Pontal do Atalaia e R$ 10,00 para a Praia do Forno, por pessoa) e em dezembro essa restrição foi reestabelecida.
  • A Praia do Forno tem um limite de 395 visitantes por dia.
  • Os passeios de barco foram liberados com 70% da capacidade e restritos também somente a moradores e pessoas hospedadas na cidade. O uso de máscaras no passeios é obrigatório, podendo ser retirado apenas para mergulho.

Confira mais detalhes e atualizações no site da Prefeitura de Arraial do Cabo.