Arraial do Cabo é o tipo de cidade que convida a curtir sem grandes obrigações a cumprir. Tudo é fácil, acessível e, o melhor de tudo, barato! Um excelente destino para quem deseja aproveitar sem se preocupar com o orçamento ou roteiros. A maior dúvida de quem visita Arraial do Cabo é qual praia escolher para passar o dia. O maior problema será escolher entre deitar na areia diante daquele mar cheio de cores, fazer um passeio de barco ou um mergulho incrível. Por isso, permita-se descansar e aproveitar este paraíso. Arraial é para relaxar e ser feliz, sempre com muito sol!

O mar é a grande estrela de Arraial. Difícil não se emocionar ao ver a primeira paisagem da cidade. Ainda na estrada, você se apaixonará pela infinidade de tons entre o azul e verde. Sim! Arraial é conhecida como o Caribe brasileiro. E a fama se confirma a cada praia visitada. Ao todo, são oito pequenas porções de paraíso disponíveis para deleite dos amantes de sol e mar. Tem praia para todo gosto! Veja mais sobre as praias de Arraial do Cabo e detalhes de cada uma delas.

Passeio de Barco em Arraial do Cabo

Ao pedir dicas a qualquer amigo que já esteve em Arraial do Cabo você certamente ouvirá que o passeio de barco é imperdível. Bem, ele é mesmo! E falamos no singular porque, diferente de outros destinos de praia, em Arraial o roteiro do passeio de barco é basicamente um só. 

Além das praias de Arraial serem maravilhosas, há mais um motivo especial para o passeio ser imprescindível aos que visitam a cidade: esta é a única maneira de conhecer a Praia do Farol, uma das mais lindas do país e principal atração de Arraial do Cabo. O passeio tem duração de três a quatro horas. O roteiro inclui, além da Praia do Farol, uma passadinha rápida pela Gruta Azul, uma parada de uma hora nas Prainhas do Pontal do Atalaia e a parada final será na Praia do Forno. Os barcos partem da Praia dos Anjos e o passeio tem custo de 60 reais. Há barcos para todos os gostos, alguns mais intimistas e tranquilos, outros bastante animados e regados a muita festa!

Arraial do Cabo já ficou conhecida como Caribe Brasileiro, por conta de suas águas cristalinas em vários tons próximos do azul turquesa. Mas o que fazer em Arraial do Cabo, quais as melhores praias e passeios onde é possível contemplar toda essa beleza?

A boa notícia é que, em praticamente todas as praias de Arraial do Cabo, é possível contemplar a beleza do mar da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde Arraial do Cabo está localizada. Búzios e Cabo Frio também são outros destinos dessa região, famosa pelas belas praias.

Para conhecer bem a região, vamos apresentar algumas dicas de como curtir melhor esse paraíso brasileiro. Como chegar? Qual a melhor época? Onde ficar? E o que você não pode deixar de fora numa viagem para Arraial do Cabo.

Com um mar tão bonito, o espetáculo em Arraial não se restringe ao nascer e pôr do sol. Alguns mirantes encantam os turistas a qualquer hora do dia. O principal deles é a trilha que leva à Praia do Forno. Um banquinho, estrategicamente posicionado no topo do percurso, oferece a mais linda e incrível paisagem de Arraial. A enseada que cerca a Praia do Forno resume bem a exuberância que cobre toda a região. Na entrada da cidade, ainda na estrada, também se tem um belo ponto de observação para a Prainha. Pare o carro e desça para registrar o colorido do mar de Arraial. Já nas Prainhas do Pontal do Atalaia, quem encanta é o cenário da longa escadaria com a Ilha de Cabo Frio e a Praia do Farol ao fundo. A água muda de cor constantemente e cada dia nessa praia renderá uma foto de cor diferente. O alto do Pontal do Atalaia também reserva um belo visual da Praia Brava.

Coma um peixe fresco e experimente as delícias locais

O fenômeno da ressurgência não agrada apenas aos mergulhadores. A riqueza da vida marinha se reflete também na qualidade da pesca local. Por isso, quando em Arraial do Cabo, não deixe de pedir muito peixe e frutos do mar. Sempre fresquinhos, você experimentará pratos deliciosos. A cidade não oferece grandes restaurantes refinados, mas a qualidade da comida não perde em nada para ambientes cheios de requinte. Aproveite os quiosques à beira-mar na Praia Grande e os tradicionais restaurantes na Praia dos Anjos e na Prainha. Se estiver em uma casa com cozinha, não deixe de comprar um peixe diretamente dos pescadores. Bom, barato e fresquinho! Veja mais sobre restaurantes em Arraial do Cabo.  

Conheça outras cidades da Região dos Lagos

Arraial do Cabo é mesmo imperdível, mas ela não é a única boa atração da Região dos Lagos. Você poderá também aproveitar para conhecer as cidades de Cabo Frio e Búzios. Cabo Frio é colada a Arraial e oferece boas opções de praias, além de compras e restaurantes. É a segunda maior cidade do estado do Rio de Janeiro e tem boa infraestrutura hoteleira, sendo uma alternativa para hospedagem. 

Búzios é recheada de charme e ainda guarda o glamour dos tempos que era frequentada por Brigitte Bardot. A cidade oferece mais de vinte praias, de características bem diferentes e sempre lindas. Há várias pousadas interessantes, tanto com pé na areia quanto no alto, com vista para o mar. Sem falar nos restaurantes deliciosos e na vida noturna, bem mais animada que em Arraial do Cabo. Por isso, as três fecham um bom roteiro na Região dos Lagos. Veja mais sobre as praias de Cabo Frio e Búzios.